Quatro jovens foram aprovados e mais quatro estão na lista de espera. Alunos agora aguardam resultado do pedido de bolsa de estudos.
O número de estudantes brasileiros aceitos pelo Instituto de Tecnologia
de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, uma das instituições de
ensino superior mais prestigiadas do mundo, foi recorde este ano,
segundo os representantes do instituto no Brasil. Ao todo, quatro alunos
tiveram seus pedidos de aplicação aprovados e quatro ficaram na lista
de espera do MIT. O melhor desempenho até então foi em 2013, com quatro
aprovados e três na lista de espera. O resultado foi divulgado
diretamente para os alunos no sábado (14).
"Dos mais de 600 inicialmente interessados no curso de graduação do
MIT, tivemos um recorde de 115 candidatos que completaram o processo de
aplicação. Destes, 17 excelentes candidatos brasileiros foram filtrados
para a fase final da seleção", destaca a doutora Elaine Lizeo, do MIT
Educational Council, coordenadora do time de entrevistadores no Brasil,
ex-alunos do MIT, atualmente empresários, altos executivos e
consultores.
O G1 destacou na terça-feira (16) a história de um desses aprovados, o estudante Gustavo Torres da Silva,
de São Paulo, morador do bairro do Capão Redondo e bolsista no Colégio
Santo Américo. Os outros alunos aceitos foram Allan dos Santos Costa, do
Colégio COC de Bauru (SP); Felipe Alex Hoffman, de Erechim (RS), que
atualmente está no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São
José dos Campos (SP); e Mateus Bezrutchka, de Taboão da Serra (SP),
aluno do Colégio Etapa.
Eles esperam agora a resposta ao pedido de bolsas de estudo (parcial ou
integral) do MIT. O curso de graduação custa em média US$ 65 mil por
ano.
Outros quatro alunos brasileiros estão na fila de espera aguardando
alguma desistência: Matheus Carius Castro, do Colégio Farias Brito, de
Fortaleza; Felipe Pires, do Cefet-RJ; Samuel D. Gollob, da Escola
Americana de Belo Horizonte; e Chungmin Lee, da Escola Graduada de São
Paulo.
aprovado no ITA (Foto: Arquivo pessoal/Felipe Alex
Hofmann)
Do ITA para o MIT
Felipe Alex Hofmann, de 18 anos, foi aprovado em dezembro para o curso de engenharia aeroespacial do ITA. Ele disse ter ficado muito surpreso com a notícia da aprovação no MIT. "Fiz o application para algumas universidades americandas, como Harvard, Yale e Stanford. Mas jamais imaginei que passaria no MIT", comemorou Felipe, que ainda espera a resposta das outras universidades, mas está decidido a ir mesmo para o instituto de tecnologia.
Felipe Alex Hofmann, de 18 anos, foi aprovado em dezembro para o curso de engenharia aeroespacial do ITA. Ele disse ter ficado muito surpreso com a notícia da aprovação no MIT. "Fiz o application para algumas universidades americandas, como Harvard, Yale e Stanford. Mas jamais imaginei que passaria no MIT", comemorou Felipe, que ainda espera a resposta das outras universidades, mas está decidido a ir mesmo para o instituto de tecnologia.
Filho de um tenente-coronel da Polícia Militar e uma enferemeira em
Erechim, o estudante participou de várias olimpíadas científicas no
ensino médio. "Foi muito bom para mim. No interior do Rio Grande do Sul a
gente não fica sabendo muito dessas olimpíadas. Então decidi correr
atrás e participei de olimpíadas de vários temas, como robótica,
linguística e biologia", diz Felipe. O jovem até criou site virandoolimpico.com com exercícios e aulas para quem quer participar destas competições.
Ansioso para esta nova fase de sua vida, Felipe colocou como foto do seu perfil no Facebook a frase "Partiu mudar o mundo".
astrofísica na Grécia (Foto: Arquivo pessoal/
Allan Costa)
De Bauru para Boston
Allan dos Santos Costa, de 17 anos, já foi notícia no G1 quando ganhou medalhas em olimpíadas científicas, entre elas um bronze na Olimpíada de Astrofísica na Grécia. "Essas olimpíadas atuam não só na parte do domínio do conhecimento, mas nos abre uma visão de mundo incomparável", destaca o jovem. "Temos contato com tecnologia de faculdade, algo que não encontramos no ensino médio, e fazemos um grande networking com gente de várias partes do mundo."
Allan dos Santos Costa, de 17 anos, já foi notícia no G1 quando ganhou medalhas em olimpíadas científicas, entre elas um bronze na Olimpíada de Astrofísica na Grécia. "Essas olimpíadas atuam não só na parte do domínio do conhecimento, mas nos abre uma visão de mundo incomparável", destaca o jovem. "Temos contato com tecnologia de faculdade, algo que não encontramos no ensino médio, e fazemos um grande networking com gente de várias partes do mundo."
No MIT, Allan pensa em explorar áreas além das exatas. "Meu plano agora
é fazer biotecnolgia e engenharia biológica. Seria meu curso principal.
Quero fazer como curso secundários em humanas como relações
internacionais e história ou em química."
O jovem pratica capoeira há dois anos e meio, e diz que o esporte foi
fundamental no seu sucesso. "A filosofia da capoeira ensina a não querer
lutar contra a vida, mas a dançar com ela. Temos de olhar os obstáculos
não de forma agressiva, mas levar com fluidez e saber dançar como que a
vida nos oferece."
de informática em Taiwan (Foto: Facebook/
Divulgação/Ioi 2014)
De Taboão da Serra para os EUA
Mateus Bezrutchka, de 18 anos, começou a se destacar em olimpíadas de matemática no final do ensino fundamental. Ganhou uma bolsa de estudos do Colégio Etapa onde cursou todo o ensino médio. Este ano, passou no vestibular da Fuvest para o curso de ciências da computação da USP.
Mateus Bezrutchka, de 18 anos, começou a se destacar em olimpíadas de matemática no final do ensino fundamental. Ganhou uma bolsa de estudos do Colégio Etapa onde cursou todo o ensino médio. Este ano, passou no vestibular da Fuvest para o curso de ciências da computação da USP.
"Fiquei muito surpreso com minha aprovação no MIT. Tinha muita gente
qualificada concorrendo", afirma Mateus. Filho de um dono de uma banca
de livros e uma dona de casa, Mateus espera conseguir a bolsa integral
para poder estudar no MIT. "Apliquei para outras universidades, mas o
MIT é uma das minhas primeiras opções. Vai depender de conseguir a
bolsa", afirma.
Desde pequeno Mateus gosta de mexer com computação. Ele se destacou em
competições internacionais de informática e, no ano passado, ganhou a
medalha de prata na Olimpíada Internacional de Informática realizada em
Taiwan.
"O principal para conseguir um bom resultado na vida escolar é você
descobrir o que realmente gosta de fazer", ensina Mateus. "As
universidades americanas, pelo processo ser bem complexo, procura
nãoapenas bons estudantes, mas alguém que tenha a paixão por alguma
coisa. A minha paixão pela computação foi demonstrada."
engenharia nos Estados Unidos (Foto: Victor
Moriyama/G1)
Do Capão Redondo para o mundo
O estudante Gustavo Torres da Silva, de 17 anos, já havia sido selecionado em dezembro em uma das mais renomadas universidades do mundo, a Universidade Stanford, nos Estados Unidos, para cursar engenharia física, e agora passou no MIT. Gustavo ainda não decidiu em qual universidade norte-americana vai estudar. Ele pretende fazer engenharia elétrica e computação.
O estudante Gustavo Torres da Silva, de 17 anos, já havia sido selecionado em dezembro em uma das mais renomadas universidades do mundo, a Universidade Stanford, nos Estados Unidos, para cursar engenharia física, e agora passou no MIT. Gustavo ainda não decidiu em qual universidade norte-americana vai estudar. Ele pretende fazer engenharia elétrica e computação.
Sobre suas conquistas, o jovem do Capão Redondo, na Zona Sul de São
Paulo, que ganhou uma bolsa de estudos para fazer o ensino médio no
Colégio Santo Américao, no Morumbi, diz que todo sonho é possível. "Sou
um cara normal vindo da periferia. Consegui chegar em uma coisa grande. É
uma sensação boa saber que não é uma conquista só para mim, muita gente
está se inspirando nisso", explica Gustavo.
COMO SE CANDIDATAR A UMA VAGA NO MIT
Para entrar no MIT, o aluno precisa passar por um processo de aplicação onde constam:
- ensaios escritos pelos jovens com temas definidos pelo Instituto
- dois exames específicos (matemática, física, química e biologia) chamados de SATII
- duas cartas de avaliação (uma de um professor da área de exatas e outra de um professor da área de humanas)
- entrevista
- histórico escolar do ensino médio
- preenchimento de dados biográficos e menção a trabalhos desenvolvidos na comunidade, nas áreas humana e científica
- prêmios obtidos, medalhas conquistadas em competições nacionais e internacionais, entre outras conquistas do candidato
- ensaios escritos pelos jovens com temas definidos pelo Instituto
- dois exames específicos (matemática, física, química e biologia) chamados de SATII
- duas cartas de avaliação (uma de um professor da área de exatas e outra de um professor da área de humanas)
- entrevista
- histórico escolar do ensino médio
- preenchimento de dados biográficos e menção a trabalhos desenvolvidos na comunidade, nas áreas humana e científica
- prêmios obtidos, medalhas conquistadas em competições nacionais e internacionais, entre outras conquistas do candidato
Nenhum comentário:
Postar um comentário