quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Sem chuva e sem máquinas perfuratrizes




Em discussão sobre a estiagem no Ceará, durante a manhã desta quinta-feira, o deputado Carlomano Marques (PMDB) disse que os colegas deveriam esquecer a conclusão das obras da Transposição do Rio São Francisco para o Ceará, ainda que o ex-ministro Ciro Gomes esteja como diretor da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Segundo ele, o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, teria dito que não tinha dinheiro para uso de dessalinizadores e nem mesmo para alugar máquinas perfuratrizes.

Segundo ele, a conversa com o gestor ocorreu durante uma ligação, quando o peemedebista estava solicitando uma máquina para perfurar um poço em um distrito do Município de Pacatuba. “Se o secretário de Recursos Hídricos disse que não tem um centavo para alugar máquinas perfuratrizes ou dessalinizadores…”, indagou Marques.

Recentemente, em entrevista ao Diário do Nordeste, o governador do Estado, Camilo Santana, disse que poderia tomar outras medidas para continuar com trabalho de perfuração de poços, uma vez que, conforme disse, o Ceará possui apenas 11 máquinas perfuratrizes. Em 2013, este blog já alertava que máquinas perfuratrizes não existiam no mercado brasileiro para pronta entrega, mesmo o Estado prometendo instalar 600 novos poços

Na época, o Dnocs dizia ter a garantia dos recursos liberados pelo Ministério da Integração Nacional para comprar 20 máquinas e distribuí-las pelo Nordeste, o que só iria refletir, positivamente, em 2014, isso se houvesse chuvas dentro da média, o que não ocorreu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário